ARTIGOS
O espírito comunitário que move Vânia, e vive nas Mulheres Negras Escurecidas
Filha de cabo-verdianos nascida em Lisboa há 37 anos, Vânia Andrade fundou o grupo “Mulheres Negras Escurecidas”, a partir do seu espírito de comunidade. Para conhecer hoje n’O Lado Negro da Força.
Portuguesa, mulher e cigana, Maria Gil soma predicados contra o racismo
Mãe de três rapazes e de uma rapariga, Maria Gil é a convidada de hoje d’ O Lado Negro da Força. Actriz e activista anti-racista, apresenta-se como portuguesa, mulher e cigana. Para conhecer às 21h.
Voluntariado, conhecimento, empatia, união e paz: as faces da história de Leo
Nascido em São Tomé e Príncipe, Leufigénio Paquete viveu em Angola e em Portugal antes de se fixar na Holanda, a partir de onde se junta hoje ao Lado Negro da Força. Para ver às 21h.
Grada Kilomba distinguida com Honoris Causa pelo ISPA, em Lisboa
Grada Kilomba vai receber, no próximo dia 14, às 11h, em Lisboa, o título de Doutora Honoris Causa pelo Ispa – Instituto Universitário. A cerimónia é aberta à comunidade Ispiana e público em geral.
Nalini Seik renasceu Dandara, entre artes de capoeira e trilhos de Educação
Filha de pai guineense e mãe angolana, Nalini Rodrigues Ussumane Seik reencontrou-se com a identidade africana a partir da Capoeira. Hoje em destaque n’ O Lado Negro da Força.
Mestre em Direitos Humanos, Joana Mouta move-se por Justiça Social
Formada em Direito e com mestrado europeu em Direitos Humanos e Democratização, Joana Mouta é a convidada de hoje d’ O Lado Negro da Força. Para ver a partir das 21h.
Campanha online para unir os irmãos João e Elsie, separados há 87 anos
Nascidos em São Tomé e Príncipe, os irmãos João e Elsie, de 92 e 89 anos, perderam o rasto um do outro na infância. O reencontro, após 87 anos, envolve uma acção de crowdfunding.
No repertório musical de Nayr Faquirá, as letras afinam-se com o coração
Educada sob múltiplas influências culturais, Nayr Faquirá dá expressão musical à diversidade do seu repertório de vida. Hoje em destaque n’ O Lado Negro da Força. Para ver às 21h.
Top 5 mundial e número 2 de África, a pugilista Nancy Moreira sobe a punhos
Nascida em Cabo Verde, e desde os oito anos em Portugal, Nancy Moreira encontrou no desporto uma via de valorização e combate à exclusão. Para conhecer n’ O Lado Negro da Força.