ARTIGOS
“Danças Afro Diaspóricas - Na Gira do Atlântico”, para celebrar na Casa do Brasil
O Dia Mundial da Dança comemora-se na próxima terça-feira, 29, e as celebrações passam pela Casa do Brasil de Lisboa, palco da roda de conversa “Danças Afro Diaspóricas - Na Gira do Atlântico”, com início às 19h.
Discursos e dinâmicas coloniais em Portugal sob investigação – participem!
Estudante de doutoramento em Ciência Política, na Universidade de Bristol, em Inglaterra, Inês Mendes de Sousa procura imigrantes/descendentes de países lusófonos africanos para a sua investigação sobre “a continuação de discursos e dinâmicas coloniais do ponto de vista de imigrantes lusófonos através de workshops de poesia”. Participem e partilhem!
Chamada de trabalhos para o Colóquio “Queering Afro-Luso-Brazilian Studies”
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai receber, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, a 7.ª edição do Colóquio Internacional “Queering Afro-Luso-Brazilian Studies”. Com organização do Quir Research Hub (CITCOM-CEComp), a iniciativa está aberta, até ao próximo dia 20 de Maio, à “submissão de propostas de trabalhos que investiguem a literatura e outras artes (com particular ênfase em conexões interartes) a partir de perspectivas queer, transfeministas e/ou decoloniais”.
Nasceu num PALOP? Partilhe as suas experiências emocionais
A estudante Inês Augusto pretende “avaliar as experiências emocionais na comunidade adulta dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, e, para isso, apela à nossa colaboração. Se têm pelo menos 18 anos e nasceram num PALOP, podem responder ao questionário que elaborou. Caso contrário, têm sempre a possibilidade de partilhar.
Sexualidade e saúde mental das mulheres negras sob estudo
Aluna no Mestrado de Psicologia Clínica do ISPA, em Lisboa, Miriam Ribeiro está a tentar compreender os efeitos da misoginia e do racismo internalizado na saúde mental das mulheres negras, e na forma como vivem a sexualidade. Para isso, está a aplicar um questionário.
Inquérito sobre identidades e vivências das pessoas negras
A investigadora Eva Michelle Wheeler, dos Departamentos de Línguas e Culturas Mundiais e Black Studies do Providence College, no estado americano de Rhode Island, está a realizar um estudo sobre “as identidades, experiências e os posicionamentos sociais de pessoas que se identificam como negras e residem em Portugal”.