ARTIGOS
Ver o futuro: ancestral e negro
Inaugurada no passado dia 18 de Setembro, a exposição “Black Ancient Futures”, apresenta no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, obras de 11 artistas na diáspora africana, que desafiam “visões tradicionais sobre justiça racial, histórica e a geografia da criação contemporânea, oferecendo uma visão utópica de futuros possíveis”.
A “Inquietação” está no Fólio, e isso lê-se!
O Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos está de volta para mais uma edição, que acontece de 10 a 20 de Outubro. A programação, apresentada como a mais vasta de sempre, inclui, para além do lançamento de obras, concertos e exposições, bem como leituras, debates, tertúlias e conversas. Ao
“Síncopes” no HANGAR, em “viagem titubeante”
O HANGAR - Centro de Investigação Artística, em Lisboa, apresenta, no próximo dia 13 de Outubro, às 16h, a estreia de “Síncopes”, série sónica de cinco episódios “inspirada em mulheres negras que habitaram a cidade de Lisboa no início do século XX”.
Exposição e performance na KUBATA
A KUBATA - Casa de Potencialização Artística da Linha de Sintra, em Queluz, inaugura, no próximo domingo, 6 de Outubro, às 17h30, a sua primeira exposição, que marca também a apresentação do seu novo espaço. O momento será acompanhado de uma performance, e oferece-nos a oportunidade de conhecer melhor a equipa que desenvolve este projecto, bem como os artistas que o integram.
Conectar, com três mulheres negras
O ciclo de programação de discurso promovido pelo TBA - Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, regressa esta quarta-feira, 2 de Outubro, às 18h30, trazendo uma conversa que junta a curadora e produtora cultural Cindy Sissokho, a dinamizadora e consultora artística Ekua Yankah, e a escritora e artista Gisela Casimiro. Com curadoria de Melissa Rodrigues, este encontro entre mulheres negras propõe “reflectir nas conexões transatlânticas e nas relações entre artistas e intelectuais da Diáspora africana”.
Juninho Loes em Lisboa com a força do cabelo afro, para elevar no AfroRise
Idealizado por Poly Ferreira, o AfroRise estreia-se amanhã, 15, em Lisboa, com uma tarde de palestras, e a presença do educador capilar brasileiro Juninho Loes. A entrada é grátis.
Vanessa Fernandes faz filmes, e isso representa-nos com muitos mundos
Nascida na Guiné-Bissau, a realizadora Vanessa Fernandes cresceu entre a França e Macau, antes de se fixar em Portugal. Hoje está n’ O Lado Negro da Força. A partir das 21h.
Afrolink e Bantumen juntas para “Pôr a diversidade na agenda jornalística”
No próximo dia 28, às 16h, o Goethe-Institut, em Lisboa, recebe a conversa “Pôr a diversidade na agenda jornalística”, no âmbito da programação da MediaCon. Nós vamos! A entrada é livre.
As cartas que trazem Djamila Ribeiro a Portugal, para ler em quatro actos
A filósofa política e activista brasileira Djamila Ribeiro está de volta a Lisboa, para apresentar a edição portuguesa de “Cartas para a minha avó”, recém-publicado pela Caminho.