ARTIGOS
Fortuna são-tomense nos cofres da Misericórdia
Apresentada, entre referências históricas, como “Dona negra, de alma branca”, “Dama Negra da Ilha dos Escravos”, “Proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia”, ou simplesmente “Dona Simoa”, a são-tomense Simoa Godinha é uma das figuras que ajudam a contar a longa história da presença negra em Portugal. Detentora de um património invejável, Dona Simoa deixou uma fortuna à Misericórdia de Lisboa, cidade central na sua trajectória, que revisitamos com a reedição deste artigo, originalmente publicado sob o título: “A são-tomense que deixou uma fortuna em terras e jóias à Misericórdia de Lisboa”.
Profissionais de saúde no combate ao racismo obstétrico
Se é médico(a) obstetra, enfermeiro(a), parteira, doula, fisioterapeuta, psicólogo(a), assistente social, ou estudante em áreas da saúde, saiba que esta proposta foi construída à sua medida. Durante 12 horas dos dias 12, 20, 26 e 27 de Outubro, especialistas da SaMaNe - Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal vão ministrar o “Curso de Actualização sobre Racismo Obstétrico para Profissionais”, 100% online.
A interculturalidade que nos aproxima, em forma de festival
A interculturalidade volta a ditar o ritmo do festival Lisboa Mistura que, no próximo domingo, 13, está de regresso para mais uma edição. Desta vez no Capitólio, o programa “reúne projectos musicais de diferentes diásporas que habitam Lisboa, dando visibilidade e estimulando a inclusão de pessoas e comunidades, contribuindo para uma cidade aberta e plural”.
“Missão Dimix” lançada em Lisboa, para chegar a S.Tomé
O auditório da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, situado na zona lisboeta de Belém, recebe amanhã, 10, entre as 17h e as 19h, o lançamento do livro “Missão Dimix - As crianças salvam e protegem a vida marinha”. Da autoria de Mirian de Deus, a obra, segundo se antecipa na mensagem de divulgação, pretende “dar maior visibilidade e apoio à Missão Dimix, que tem por objecto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens em São Tomé e Príncipe”.
Sábado Crioulo, para desfrutar à mesa do Fam Kitchen
A pedido de muitos clientes, o restaurante “The Fam Kitchen”, em Lisboa, inaugura, no próximo dia 12, o “Sábado Crioulo”. A iniciativa, explicam os seus promotores, serve-se com “pratos cabo-verdianos, cheios de alma e tempero”, e também “feitos com amor”.
Celebrar a cultura guineense, com o projecto Marimba
O projecto Marimba, “de valorização internacional da produção musical em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste”, promove no próximo sábado, 12, às 21h, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, uma noite dedicada à cultura guineense.
Declaração Panafricanista de Lisboa - Cabral Sempre!
Neste ano em que se assinala o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, nascido a 12 de Setembro de 1924, as iniciativas para celebrar o seu legado multiplicaram-se um pouco por todo o mundo. Em Lisboa, assistimos, no passado dia 21, à realização da “1.ª Marxa Cabral em Portugal”, em homenagem ao papel fundamental que o líder histórico desempenhou nas Independências.
Licença para marcar: Maria Tavares tem a bola
Em 2020, o Afrolink publicou o texto “Na linha de jogo de Maria Tavares, a bola dá muitas voltas”, sobre a trajectória desta descendente de cabo-verdianos que encontrou no desporto, e em particular no futebol, o seu terreno de especialização. Quatro anos depois, Maria entra para a história como a primeira Agente Match da FIFA com nacionalidade cabo-verdiana, e como a segunda mulher africana a obter a prestigiada licença do organismo regulador do futebol mundial.
Don Kikas em palco com 30 anos de sucessos
Autor de hits como “Pura Sedução”, “Sexta-feira”, “Angolanamente sensual” ou “Esperança Moribunda”, o aclamado músico angolano Don Kikas celebra neste ano três décadas de carreira, ocasião que será assinalada com um grande concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.