ARTIGOS
Eduardo Agualusa apresenta “Mestre dos Batuques”
O escritor angolano José Eduardo Agualusa lança, nesta sexta-feira, 25, o romance “Mestre dos Batuques”. A sessão acontece no Carmo Rooftop, em Lisboa, a partir das 18h30. “Garantimos que haverá um pôr-de-sol no momento da apresentação e também asseguramos cerveja angolana, música, dança e muitos livros”, antecipa-se no convite da Quetzal Editores, entre promessas de diversão.
Racismo e fragilidade branca: duas faces do mesmo Observatório
A contestação à pós-graduação em racismo e xenofobia que o Afrolink apresentou na semana passada, depressa evidenciou como a máquina que silencia e invisibiliza pessoas negras segue bem oleada, produzindo as mais engenhosas narrativas de combate ao anti-racismo. Ainda assim – e porque sigo militante do diálogo – dirigi, na última quinta-feira, algumas questões ao Observatório. Todas permanecem sem resposta, o que demonstra, uma vez mais, como é tão difícil para as pessoas brancas falar sobre racismo. Pelo contrário, é muito mais fácil remover uma página de um site – no caso, a que anunciava a malfadada pós-graduação –, e fingir que a história não aconteceu. Nada que uma longa experiência em apagamentos não facilite! Se hoje sabemos que a pós-gradução foi suspensa, isso deve-se – não me iludo – ao facto de a agência Lusa ter feito notícia da nossa contestação. De outro modo, continuaríamos a especular.
Pela “África que queremos”, livres de opressão e exploração
A 12.ª Conferência Panafricana de Lisboa realiza-se no próximo sábado, 19, a partir das 15h, na Bazofu Dentu Zona, na Cova da Moura, município da Amadora. A iniciativa, segundo avança a organização, “celebra o centenário do nascimento de Amílcar Cabral e o cinquentenário das independências, reunindo diversas organizações que compõem o Atlântico Panafricano, para reflectir, para além dos contextos locais e nacionais, sobre a reconstrução de uma África global”.
Esta é “Uma Cena Nossa”, e isso promete fazer rir
Da autoria do humorista Carlos Pereira, o espectáculo de stand-up “Uma Cena Nossa” vai animar a noite do próximo dia 24 de Outubro (quinta-feira), no Brooklyn Lisboa, transformado, a partir das 21h30, em comedy club. “Venham rir e ver-me a testar piadas novas”, convida o anfitrião, garantindo: “Vai ser bom, confiem”.
Mulheres negras no poder político – para ler e conversar
Desde a semana passada de portas abertas, o festival literário Fólio reserva-nos para a tarde do próximo domingo, 20, a apresentação livro “Mulher Preta na Política”, marcada para as 14h e, uma hora e meia depois, o debate “A Trajectória das Mulheres Negras na Ocupação de Espaços de Poder Político”.
S. Tomé - da Escravatura ao trabalho forçado por contrato
O Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe na próxima sexta-feira, 18 de Outubro, às 17h, o lançamento do livro “Trabalho Forçado no Arquipélago de São Tomé e Príncipe: os Serviçaes”, da autoria da diplomata Natália Umbelina, antiga ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.
Encontro a quatro “Na solidão dos campos de algodão”
Depois da estreia em Lisboa, o espectáculo “Na Solidão dos campos de algodão”, encenado por Zia Soares, sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no município Moita, distrito de Setúbal, no próximo dia 18 de Outubro, às 21h30.
Fortuna são-tomense nos cofres da Misericórdia
Apresentada, entre referências históricas, como “Dona negra, de alma branca”, “Dama Negra da Ilha dos Escravos”, “Proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia”, ou simplesmente “Dona Simoa”, a são-tomense Simoa Godinha é uma das figuras que ajudam a contar a longa história da presença negra em Portugal. Detentora de um património invejável, Dona Simoa deixou uma fortuna à Misericórdia de Lisboa, cidade central na sua trajectória, que revisitamos com a reedição deste artigo, originalmente publicado sob o título: “A são-tomense que deixou uma fortuna em terras e jóias à Misericórdia de Lisboa”.
Profissionais de saúde no combate ao racismo obstétrico
Se é médico(a) obstetra, enfermeiro(a), parteira, doula, fisioterapeuta, psicólogo(a), assistente social, ou estudante em áreas da saúde, saiba que esta proposta foi construída à sua medida. Durante 12 horas dos dias 12, 20, 26 e 27 de Outubro, especialistas da SaMaNe - Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal vão ministrar o “Curso de Actualização sobre Racismo Obstétrico para Profissionais”, 100% online.