ARTIGOS

Agenda, Literatura Afrolink Agenda, Literatura Afrolink

Eduardo Agualusa apresenta “Mestre dos Batuques”

O escritor angolano José Eduardo Agualusa lança, nesta sexta-feira, 25, o romance “Mestre dos Batuques”. A sessão acontece no Carmo Rooftop, em Lisboa, a partir das 18h30. “Garantimos que haverá um pôr-de-sol no momento da apresentação e também asseguramos cerveja angolana, música, dança e muitos livros”, antecipa-se no convite da Quetzal Editores, entre promessas de diversão.

Leia mais
Opinião, Racismo estrutural Paula Cardoso Opinião, Racismo estrutural Paula Cardoso

Racismo e fragilidade branca: duas faces do mesmo Observatório

A contestação à pós-graduação em racismo e xenofobia que o Afrolink apresentou na semana passada, depressa evidenciou como a máquina que silencia e invisibiliza pessoas negras segue bem oleada, produzindo as mais engenhosas narrativas de combate ao anti-racismo. Ainda assim – e porque sigo militante do diálogo – dirigi, na última quinta-feira, algumas questões ao Observatório. Todas permanecem sem resposta, o que demonstra, uma vez mais, como é tão difícil para as pessoas brancas falar sobre racismo. Pelo contrário, é muito mais fácil remover uma página de um site – no caso, a que anunciava a malfadada pós-graduação –, e fingir que a história não aconteceu. Nada que uma longa experiência em apagamentos não facilite! Se hoje sabemos que a pós-gradução foi suspensa, isso deve-se – não me iludo – ao facto de a agência Lusa ter feito notícia da nossa contestação. De outro modo, continuaríamos a especular.

Leia mais

Pela “África que queremos”, livres de opressão e exploração

A 12.ª Conferência Panafricana de Lisboa realiza-se no próximo sábado, 19, a partir das 15h, na Bazofu Dentu Zona, na Cova da Moura, município da Amadora. A iniciativa, segundo avança a organização, “celebra o centenário do nascimento de Amílcar Cabral e o cinquentenário das independências, reunindo diversas organizações que compõem o Atlântico Panafricano, para reflectir, para além dos contextos locais e nacionais, sobre a reconstrução de uma África global”.

Leia mais
Agenda, Comédia Afrolink Agenda, Comédia Afrolink

Esta é “Uma Cena Nossa”, e isso promete fazer rir

Da autoria do humorista Carlos Pereira, o espectáculo de stand-up “Uma Cena Nossa” vai animar a noite do próximo dia 24 de Outubro (quinta-feira), no Brooklyn Lisboa, transformado, a partir das 21h30, em comedy club.  “Venham rir e ver-me a testar piadas novas”, convida o anfitrião, garantindo: “Vai ser bom, confiem”.  

Leia mais
Vidas Negras, História Negra Paula Cardoso Vidas Negras, História Negra Paula Cardoso

Fortuna são-tomense nos cofres da Misericórdia

Apresentada, entre referências históricas, como “Dona negra, de alma branca”, “Dama Negra da Ilha dos Escravos”, “Proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia”, ou simplesmente “Dona Simoa”, a são-tomense Simoa Godinha é uma das figuras que ajudam a contar a longa história da presença negra em Portugal. Detentora de um património invejável, Dona Simoa deixou uma fortuna à Misericórdia de Lisboa, cidade central na sua trajectória, que revisitamos com a reedição deste artigo, originalmente publicado sob o título: “A são-tomense que deixou uma fortuna em terras e jóias à Misericórdia de Lisboa”.

Leia mais
Formação, Saúde, Maternidade Afrolink Formação, Saúde, Maternidade Afrolink

Profissionais de saúde no combate ao racismo obstétrico

Se é médico(a) obstetra, enfermeiro(a), parteira, doula, fisioterapeuta, psicólogo(a), assistente social, ou estudante em áreas da saúde, saiba que esta proposta foi construída à sua medida. Durante 12 horas dos dias 12, 20, 26 e 27 de Outubro, especialistas da SaMaNe - Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal vão ministrar o “Curso de Actualização sobre Racismo Obstétrico para Profissionais”, 100% online.

Leia mais