ARTIGOS
A africanidade do Jazz passa por Lisboa, Coimbra e Braga, com o GRIOT 3000
O CCB – Centro Cultural de Belém recebe amanhã, dia 15, às 19h, o primeiro de três concertos que o projecto GRIOT 3000, com seis artistas de improvisação intercontinental, vai apresentar este mês. Seguem-se apresentações no Salão Brazil, em Coimbra, a 21 de Fevereiro, às 22h, e no dia seguinte, 22, em Braga, no palco do gnration, às 18h.
“As Mulheres são Revolução” – para comprovar em três painéis
A organização Abril é Agora apresenta, amanhã, dia 8 de Fevereiro, entre as 10h e as 17h30, no Palácio das Galveias, em Lisboa, a Conferência “As Mulheres são Revolução”. Com três painéis de discussão, a iniciativa junta “a experiência das lutas revolucionárias, a reflexão sobre o que ficou por fazer e as exigências de futuro”. A entrada é livre, mediante inscrição.
Da luta de libertação guineense à desilusão: Sana Na N'Hada põe “Nome” no cinema
“Será esta a Guiné-Bissau pela qual lutámos?”. A reflexão ressalta do filme “Nome”, do realizador guineense Sana Na N'Hada, que estreia nos cinemas portugueses no próximo dia 6 de Fevereiro. A noite de antestreia está marcada para 4 de Fevereiro, às 21h, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, com a presença do cineasta e de Binete Undonque, actriz que integra o elenco.
“Black Lies Matter” em exposição, com a arte de Rómulo Santa Rita
A start-up angolana Afrikanizm Art inaugurou, no último domingo, 2 de Fevereiro, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, a exposição "Black Lies Matter", do artista Rómulo Santa Rita, que “desafia o público a examinar as realidades gritantes da desigualdade, do racismo, da pobreza e da empatia seleccionada que persistem no mundo”.
Despertar com a DJ SoundPreta, num encontro de imaginários fantásticos
O TBA – Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, inaugura o formato “da boca ao universo”, em que os livros funcionam como objectos-mediadores, lançando o mote para uma conversa performativa, “que será também uma partilha de saberes”. A novidade insere-se na programação de discurso e, arranca, no próximo dia 5 de Fevereiro, às 18h30, com Lola Rodrigues a.k.a. SoundPreta.
Almoçar saber sobre “Tecnovigilância nos espaços públicos” – para que corpos?
O ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA inaugura, na próxima terça-feira, 4 de Fevereiro, o seminário “Corpos, Tecnociência e Sociedade”, servido à hora de almoço, num ambiente propositadamente informal. A primeira sessão cabe ao investigador Paulo Victor Melo, seguindo-se, até Julho, outros seis encontros, invariavelmente entre as 13h e as 14h.
Vem aí o “Brunch Batuku”, servido pelas tradições de Cabo Verde
Sob o mote “Sabores da Terra, Ritmos da Alma”, realiza-se, no domingo, 9 de Fevereiro, a partir das 11h, o “Brunch Batuku”. Marcado para a Pousada da Juventude de Almada, esta é uma proposta à medida de quem pretende mergulhar na essência da cultura cabo-verdiana. As reservas podem ser feitas até à próxima terça-feira, dia 4 de Fevereiro, por telefone.
A Talk de negócios para transformar conversas em conversões
O GDI Hub, em Oeiras, recebe na próxima terça-feira, 4 de Fevereiro, das 17h às 19h, o evento “Sales Talk: Transformar Conversas em Conversões”, com a presença de três especialistas: Eliana Medeiros, do mercado de luxo, Helga Stewart, do mundo das vendas, e Carla Santos, da área do impacto social. A entrada é livre.
O “Despertador Pós-Colonialismo” que toca no sábado
O projecto Post/Zeitgeist, que resulta de uma parceria entre o Gerador e o Goethe-Institut Lisboa, é apresentado no próximo sábado, dia 1 de Fevereiro, no Auditório Goethe-Institut Lisboa, a partir das 16h15. Até cerca das 19h, será possível acompanhar o “Podcast Crise da Democracia e Populismo”, e ouvir o “Despertador Pós-Colonialismo”.