ARTIGOS
Cine Amadora 2025 de volta com protagonismo feminino em destaque
Durante quatro dias, que arrancaram na quinta-feira, 6, e encerram no domingo, 9 de Março, a Mostra Internacional de Cinema Cine Amadora vai apresentar um programa dedicado ao cinema em língua portuguesa e ao protagonismo feminino. Com direcção artística e curadoria de Luísa Sequeira e Eron Quintilian.
Almoço para abrir o apetite à conversa “Mulheres, periferia e revolução”
A Vida Justa assinala o Dia Internacional das Mulheres no próximo domingo, 9, com um almoço comunitário, seguido de debate. O espaço Mbongi67, em Monte Abraão, município de Sinta, foi o local escolhido para a confraternização, que começa às 13h, na Cantina Comunitária da Vida Justa.
Restaurante Roda Viva transforma-se no grande ecrã do cinema moçambicano
A Chamadarte – Associação Sociocultural, sediada em Beja, vem a Lisboa, no próximo domingo, 9, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres, com a exibição do filme “As pitas”, do cineasta brasileiro-moçambicano Licínio de Azevedo. A sessão acontece no restaurante moçambicano Roda Viva, em Alfama, a partir das 17h, e será procedida de uma conversa.
Trio de convidados em mais uma sessão “Poéticas Afro-Atlânticas”
A livraria Snob, em Lisboa, volta a abrir-se para mais uma sessão do projecto “Poéticas Afro-Atlânticas”, como sempre marcada para a última quarta-feira do mês, que desta vez calha no dia 26. O encontro, com início às 18h, vai juntar três convidados: o moçambicano Nelson Saúte, a afro-colombiana Lillian Pallares e o neo-zelandês Charles Olsen.
Colecções coloniais para percorrer em 5 km e 3,1 milhões de itens
O Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, realiza, no sábado, 1 de Março, entre as 11h e as 13h, uma visita participada às Coleções Coloniais, Etnográficas e Xiloteca do Palácio dos Condes da Calheta, em Belém. Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.
“Sentar com Kongo”: convite para um diálogo diaspórico participado
A Biblioteca de Belém recebe no próximo sábado, 1 de Março, às 16h, o encontro “Sentar com Kongo”, dinamizado a partir do audiolivro “Estamos aqui, Twina Vava, Nous Voici”, da escritora Branca Clara das Neves. Além da presença da autora, o encontro vai juntar a escritora Ana Paula Tavares, o psicólogo Henda Vieira Lopes, e Paula Cardoso, da rede Afrolink.
“Carnaval de Angola” celebra-se com Bonga, e no B.Leza
O B.Leza Clube, em Lisboa, junta-se na próxima segunda-feira, 3 de Março, às 23h30, às comemorações de Carnaval, sob os ritmos de Angola. Cabe ao icónico músico Bonga assumir os comandos do palco, e animar as hostes, ou não fosse ele um profundo conhecedor da cultura carnavalesca angolana.
“Carimbos de admissão visível”, que expõem ‘Dialetos Pluriversais’
Inaugurada no início do mês, a exposição individual “Carimbos de admissão visível” está patente no Espaço Mbongi 67, em Queluz, até ao próximo dia 8 de Março. A mostra apresenta o trabalho da artista Moreiya, e reflecte “sobre corpo e mente - as suas relações de co-existência e interdependência”.
Entre o centro e a periferia, Tristany apresenta uma “Cidade à volta da Cidade”
A Sala de Desenho do Centro de Arte Moderna (CAM) Gulbenkian tem patente, até 5 de Maio, a primeira exposição individual de Tristany Mundu, intitulada “Cidade à volta da Cidade”, e que apresenta uma videoinstalação inédita, encomendada pelo CAM. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.