A marca de bonecas que promove
a auto-estima e a beleza negras
“Porque a diversidade existe, e a representatividade importa.” Meio slogan, meio manifesto, a frase acompanha a galeria de criações da NandDolls Handmade With Love no Instagram, e sintetiza na perfeição a essência da marca, construída a partir de uma ausência.
“Quando procurava inspiração na internet e revistas, e mesmo em lojas de brinquedos, via que a oferta de bonecas negras era muito escassa, ou mesmo quase nula, e as que encontrava não enalteciam a beleza e as características do povo africano”, conta Fernanda Gameiro, recuando aos primórdios da aventura artesã, ‘patrocinada’ por um presente providencial.
“O meu marido ofereceu-me uma máquina de costura, inscrevi-me numas aulas, e fiquei apaixonada por este mundo e pelas infinitas possibilidades criativas”, revela esta Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica, licenciada em Cardiopneumologia.
A viagem pelo universo artesanal despertou o interesse por bonecas “de vários feitios e materiais”, ‘passaporte’ para encontrar a sua assinatura distintiva.
“Inscrevi-me num workshop para aprender a fazer uma boneca e nunca mais parei! Percebi que era o que me preenchia e me fazia feliz no mundo das costuras.”
Oito anos depois da iniciação, o hobby inesperado que precipitou o confronto com a falta de representatividade negra nos brinquedos, dá lugar a um pequeno negócio artesanal, precursor da inspiração que Fernanda não encontrou na internet, revistas e lojas de brinquedos.
“Vi aqui uma oportunidade e também uma necessidade: a de criar bonecas negras com as quais as nossas crianças se pudessem identificar, e com as quais se pudessem sentir lindas e especiais”, aponta Fernanda.
Marca com preocupações ecológicas
Portuguesa nascida em Lisboa há 44 anos, filha de pai cabo-verdiano e mãe são-tomense, a criadora da NandDolls Handmade With Love sabe bem do que fala.
“Eu mesma, em criança nunca tive uma boneca negra. Aliás, a primeira que tive foi aos 40 anos e fui eu que a fiz”, revela, consciente de que “a representatividade nos brinquedos na infância é importante para a aceitação e elevação da auto-estima.”
Mãe de uma adolescente de 15 anos e de um menino de 9, Fernanda insiste neste ponto: “É importante que a criança se reveja na sua boneca ou boneco.”
Para retratar a diversidade que nos rodeia, e que está bem presente na sua família nuclear – o marido é canadiano –, a empreendedora personaliza as criações com diversos tons de pele e penteados característicos do afro.
“O cabelo é feito com lã e costurado à mão, e o rosto pintado com tintas de tecido atóxicas à base de água, por isso inofensivas para a criança e mais amigas do ambiente”, assinala Fernanda, frisando que a marca é produzida segundo preceitos ecológicos.
“Existe uma preocupação em trabalhar com materiais mais sustentáveis e reduzir o desperdício”.
Como as bonecas têm vestuário removível, “para a criança poder trocar a roupa, tornando a brincadeira mais atractiva e lúdica”, a autora da NandDolls optou por produzir essas roupas, recorrendo a “tecidos africanos 100% algodão, de modo a promover a cultura africana, com os seus lindos padrões e com cores alegres e vibrantes”.
Peças únicas
Outra característica das criações produzidas por Fernanda é serem únicas.
“Não existe nenhuma boneca igual a outra, porque são todas pintadas à mão”, descreve, orgulhosa de dar um cunho de exclusividade a cada peça.
“As pessoas já conseguem identificar as bonecas como sendo minhas, e isso deixa-me muito feliz!”, refere Fernanda, destacando que uma das suas maiores conquistas “tem sido conseguir criar bonecas com a própria identidade”.
A assinatura personalizada da NandDolls, que inicialmente se popularizou entre amigos e familiares, alcança agora novos públicos, a partir da divulgação digital.
“Já começam a surgir alguns pedidos online, através das redes sociais. Tenho recebido encomendas dos EUA, Inglaterra e da Bélgica”, diz Fernanda, enquanto projecta outros voos.
“A loja online está nos meus planos há algum tempo, e espero que este ano seja uma realidade”, antecipa, com o foco apontado para o crescimento e alma do negócio.
“O propósito do meu projecto é procurar promover a auto-estima e beleza negra através de bonecas e brinquedos de pano, feitos à mão, que tragam representatividade às crianças negras.”
A missão tem sido bem acolhida, congratula-se a artesã, encontrando “ânimo para continuar a trabalhar e ser melhor a cada dia”, no feedback positivo que recebe dos clientes e seguidores nas redes sociais.
“De futuro pretendo ser reconhecida, pelas famílias portuguesas e comunidade africana, como uma marca que promove a diversidade sociocultural de Portugal, através de bonecos de pano representativos, promovendo atitudes mais inclusivas e respeito pelas diferenças.” Por um mundo melhor.