O Feminismo e o Combate à Extrema-Direita, em conferência

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa acolhe, no próximo sábado, 14, das 10h às 18h, a conferência internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”. A iniciativa é promovida pelo Observatório da Extrema-Direita, com o apoio da associação Cultra, e integra a programação “Abril é Agora”, enquadrada nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da Revolução dos Cravos. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

por Afrolink

O que é o femonacionalismo? Entre o passado e o futuro, onde situar Portugal? A quem serve a ‘ideologia de género’, o anti-feminismo e o racismo?

Estas e outras questões prometem animar discussões na conferência internacional “Feminismo e o Combate à Extrema-Direita”, que acontece no próximo sábado, 14, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A iniciativa é promovida pelo Observatório da Extrema-Direita, com o apoio da associação Cultra, e integra a programação “Abril é Agora”, enquadrada nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da Revolução dos Cravos.

Com a presença de investigadoras em várias áreas e activistas sociais feministas – onde se inclui Anabela Rodrigues, da Solidariedade Imigrante e do Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa –, a conferência inicia às 10h e estende-se até às 18h, estando o último debate do dia reservado para o tema “Brasil e Estado Espanhol: exemplos de ascensão e resistência”.

A sessão de abertura – em inglês e com tradução simultânea para português – será protagonizada pela socióloga e teórica política Sara R. Farris, da Goldsmiths, University of London, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho, onde se destaca o estudo “In The Name Of Women’s Rights: The Rise Of Femonationalism” (“Em defesa dos Direitos das Mulheres: A ascensão do Femonacionalismo), publicado em 2017.

O programa completo da conferência pode ser consultado na morada web do Observatório da Extrema-Direita.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrições. Podem fazê-lo aqui