Festa Afropolitana, cachupa, kuduro, e danças com um elefante – celebremos!

Os últimos dias do Alkantara Festival 2022, que termina no próximo domingo, 27, reservam-nos vários momentos de celebração, a começar esta noite no Arroz Estúdios, com a actuação de DIDI, que se propõe “reafirmar e propagar a temática das identidades afrodiaspóricas em territórios europeus na contemporaneidade, como forma de estratégia de artivismo negro”.A festa começa às 23h e inclui a participação das Batukadeiras Bandeirinha da Boba, de Antonyo Omolu, Danykas DJ, Indi Mateta, Rodrigo Saturnino e Petra-Preta. Ainda hoje, às 19h, o actor e criador Gio Lourenço apresenta a performance BOCA FALA TROPA, no Teatro São Luiz, proposta que se repete amanhã, às 16h, e que “traz uma revisitação da história do Kuduro e dá conta dos trânsitos entre Angola e Portugal”. No programa de encerramento do festival, destacamos ainda a estreia do espectáculo “O Elefante no Meio da Sala”, da coreógrafa e bailarina Vânia Doutel Vaz, hoje, às 21h, no TBA, onde continua em cartaz amanhã e no domingo, 27. Siga a festa!

Texto por Afrolink

Fotos de Sofia Berberan (capa), Patrícia Black  e DR

A intervenção curativa de Di Candido, aka DIDI, recebe-nos esta noite, a partir das 23h, no Arroz Estúdios em Lisboa. Anfitrião da “AFROPOLITANA – A Festa – Afrodiáspora em Trânsito”, o artista procura, com esta proposta, “reafirmar e propagar a temática das identidades afrodiaspóricas em territórios europeus na contemporaneidade, como forma de estratégia de artivismo negro, em que as expressões artísticas accionam lutas por emancipação política e cultural da pessoa negra e afrodescendente nos territórios da afrodiáspora”.

O movimento celebrativo inclui cachupa noite adentro, e a participação das Batukadeiras Bandeirinha da Boba, Antonyo Omolu, Danykas DJ, Indi Mateta. Rodrigo Saturnino e Petra-Petra, num ‘desfile’ artístico que marca a chegada ao fim de mais uma edição do Alkantara Festival.

A programação de encerramento engloba mais duas apresentações do espectáculo BOCA FALA TROPA do actor e criador Gio Lourenço. A primeira acontece hoje, às 19h, e a segunda amanhã, às 16h, sempre no Teatro São Luiz.

“Esta peça – resultado de uma bolsa de criação do Espaço do Tempo –, traz uma revisitação da história do Kuduro e dá conta dos trânsitos entre Angola e Portugal”, adianta a mensagem de divulgação, onde se lê também que a música de Xullaji e os vídeos de Michelle Eistrup acompanham a actuação.

De nota ainda que o espetáculo de sábado é seguido de uma conversa entre Gio Lourenço e o escritor e músico angolano Kalaf Epalanga, moderada pela investigadora palestiniana Shahd Wadi.

Outro destaque do Alkantara Festival 2022 é a performance “O Elefante no Meio da Sala”, da coreógrafa e bailarina Vânia Doutel, que se estreia hoje, às 21h, no TBA. “Neste solo, através do corpo e da voz, a artista angolana nascida em Setúbal reflecte sobre a prática da dança e manipula as expectativas que existem sobre si, num gesto de interacção e desafio para com o público que a observa”, adianta a sinopse. A actuação de Vânia continua no fim-de-semana, sempre às 21h.

O programa completo está disponível online na página do evento.