No combate à discriminação racial,
que lugar cabe ao desporto?

Reconhecido como um dos meios com maior presença negra, o desporto surge aos olhos de muitos como um terreno imune à discriminação racial, percepção que nem os sucessivos episódios racistas parecem capazes de desfazer. Afinal, estamos perante meros incidentes isolados, ou podemos falar da existência de racismo sistémico no desporto? A questão lança o mote para a conversa de hoje no Black Excellence Talk Series, conduzida por José Paz Ferreira, com as participações do treinador de futebol Daúto Faquirá, e do futebolista Ibraime Cassamá. Para ver na RTP África, poucos minutos depois das 21h30.

por Afrolink

“Todas as semanas em muitos recintos desportivos há manifestações de racismo. Designadamente sobre a forma de insultos. Sobre atletas, sobre árbitros e sobre treinadores. Com a total complacência das autoridades de segurança”. As palavras são de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico Português, e traduzem uma realidade que continua a ser desvalorizada.

Afinal, questionam os negacionistas de plantão, como pode haver racismo, se uma das maiores referências desportivas do país é Eusébio?

A ideia de que o desporto é uma área de excepção acentua-se com as conquistas de outros atletas negros, como Nélson Évora e o trio de recém-medalhados: Auriol Dongmo, Pablo Pichardo e Patrícia Mamona.

Um perpetuar de injustiças?

Mas, se é um facto que poucas são as áreas em que portugueses negros se destacaram tanto quanto no desporto, exemplos como o caso Marega mostram-nos que continua a ser essencial interrogarmo-nos sobre a questão da desigualdade racial no desporto.

Será, que o desporto, que poderia ser uma das mais eficazes armas em prol da igualdade, da esperança e da integração acaba por perpetuar as mesmas injustiças contra as quais diz lutar?

Serão os episódios racistas meros incidentes isolados ou poderemos falar da existência de racismo sistémico no desporto?

A questão lança o mote para a conversa de hoje no Black Excellence Talk Series, conduzida por José Paz Ferreira, com as participações do treinador de futebol Daúto Faquirá, e do futebolista Ibraime Cassamá.

Para ver poucos minutos depois das 21h30 na RTP África, com repetição no sábado às 19h15.

Acompanhe o Black Excellence Talk Series