A agenda que destaca o que é invisibilizado – pela multiculturalidade

Lançada no Facebook na semana passada, a Agenda Multicultural apresenta-se como um “espaço que pretende dar ampla divulgação a eventos com interesse para todas as pessoas que procuram ir ao encontro das comunidades quase sempre invisibilizadas no panorama cultural, artístico, social e político em Portugal”. O Afrolink partilha e apoia a iniciativa.

por Afrolink

Hoje, a partir das 18h30, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR), situado em Alcântara, Lisboa, acolhe a apresentação do livro “Aventureira Marielle e o Dia da Fotografia”, por Nuna e Lala Berekai, que assinam a escrita e ilustração da obra, respectivamente. A sessão acontece no âmbito da itinerância da exposição “Império do Medo – Escravatura e Tráfico Negreiro”, que pode ser visitada até 28 de Junho.

Já amanhã, as atenções estão voltadas para a cidade alentejana de Beja, que recebe mais uma etapa da iniciativa “Tour Diego El Gavi: Seis Cidades, Seis Workshops, Seis Concertos”, promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).  O programa começa às 17h com um workshop sobre a origem e a evolução histórica do flamenco, e prossegue num concerto com início às 21h.

Na quinta e na sexta-feira é tempo de assistir, entre as 19h e as 20h, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, ao espectáculo “O Tempo (Somos Nós)”, integrado no projecto “Ópera na Prisão: Traction”.

Ainda na sexta-feira, 17, o Parque Urbano José Afonso, no Miratejo, abre-se ao Seixal World Music, que, até domingo, 19, recebe as actuações de

Ayom (Brasil), Selma Uamusse (Moçambique), Velha Gaiteira (Portugal), Paulo Flores (Angola), Mário Lúcio & Os Kriols (Cabo Verde) e Eneida Marta (Guiné-Bissau).

O festival tem ainda um espaço reservado para associações de imigrantes do município do Seixal, com exposições de artesanato, gastronomia e muito mais.

Dia a dia, as propostas de actividades sucedem-se na Agenda Multicultural, online desde a semana passada para “dar ampla divulgação a eventos com interesse para todas as pessoas que procuram ir ao encontro das comunidades quase sempre invisibilizadas no panorama cultural, artístico, social e político em Portugal”.

A iniciativa, alojada no Facebook, está aberta para receber sugestões, entre outros eventos, de exposições, concertos, lançamentos de livros, performances, conferências, workshops, mostras de cinema, palestras, feiras e espetáculos.

O e-mail para o fazerem é agendamulticultura@gmail.com