ARTIGOS

Agenda, Música Afrolink Agenda, Música Afrolink

Selma Uamusse tem carta branca para o futuro

O grande auditório do CCB – Centro Cultural de Belém recebe na sexta-feira, 1, às 20h, o espectáculo “Carta Branca a Selma Uamusse”, em que se comemora Moçambique e o seu rico património cultural. “Celebram-se as línguas, os instrumentos tradicionais, os ritmos e as polifonias”, lê-se na mensagem de divulgação do concerto, apresentado como “um desafio lisonjeador que representa a oportunidade de Selma Uamusse escrever uma Carta Aberta ao Futuro”, que surgem neste 2024 “em que se comemoram 50 anos de Liberdade e de fim da ditadura, em Portugal, mas também se celebram os movimentos de libertação dos países africanos de expressão portuguesa”.

Leia mais
Agenda, Cultura Afrolink Agenda, Cultura Afrolink

“Mundos em Movimento” para conhecer no Afro-Portugal

Depois da estreia em 2022, o ciclo Afro-Portugal está de volta a Coimbra, para duas semanas de actividades, que iniciam na sexta-feira, dia 1, e estendem-se até 15 de Novembro. Com o mote “Mundos em Movimento”, o programa, disponível online, “apresenta artistas africanos/as e afrodescendentes do teatro à música, passando pela literatura, o cinema, a performance, as artes visuais, as artes sonoras e digitais”.

Leia mais
Agenda, Manifestação Afrolink Agenda, Manifestação Afrolink

Marcha pelos Direitos Humanos em Moçambique

O projecto Quid Iuris – Associação, criado por três jovens advogadas moçambicanas, realiza, no próximo sábado, 2, em Lisboa, a partir das 14h30, uma marcha pacífica “contra a violência policial, assassinatos e raptos em Moçambique”. A concentração está marcada para as 14h, diante da Embaixada de Moçambique, de onde o protesto segue para a Praça do Comércio.

Leia mais
Agenda, Anti-Racismo Afrolink Agenda, Anti-Racismo Afrolink

“Justiça para Odair Moniz” – sábado de homenagem

O movimento Vida Justa promove amanhã, 26, uma manifestação de homenagem a Odair Moniz, mortalmente baleado pela polícia no início da semana. “Infelizmente não é caso único. Há demasiados mortos nas nossas comunidades. É preciso acabar com a violência e a impunidade policial nos bairros”, assinalam os promotores do protesto que se inicia no Marquês de Pombal, às 15h, em direcção à Assembleia da República.

Leia mais
Opinião, Racismo estrutural Paula Cardoso Opinião, Racismo estrutural Paula Cardoso

“O racismo matou de novo”, mas será que existe mesmo?

Numa semana em que mais um homem negro foi mortalmente baleado pela Polícia em Portugal, depois de ter sido perseguido, ao que tudo indica, apenas por ter a cor suspeita, talvez Teresa Pizarro Beleza consiga perceber – já que um ‘boneco’ não chegou – porque é que questionar: “Mas o racismo existe mesmo?” é, no mínimo dos mínimos, uma afronta.

Leia mais