Conferência “Democracia, Desinformação e Imigração” debate crimes de ódio

A Casa do Brasil de Lisboa realiza amanhã, 30, no Palácio Cabral, em Lisboa, a conferência “Democracia, Desinformação e Imigração”. O evento decorre das 10h às 17h, e prevê, na sessão de abertura, a participação da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues. Seguem-se quatro painéis de discussão, a começar por um debate sobre “Discurso de ódio e imigração em Portugal”, com a presença da fundadora do Afrolink, Paula Cardoso, do antropólogo Pedro Almeida, e da escritora e guionista Freda Paranhos. O programa termina com uma reflexão sobre “O impacto da desinformação na democracia”, numa mesa que junta a historiadora e política Joacine Katar Moreira, Nuno Viega, do projecto editorial Fumaça e a jornalista Giuliana Miranda. A entrada é livre, e as inscrições terminam hoje!

por Afrolink

Que expressões assume o discurso de ódio, quando o alvo é a imigração? Como agir para eliminar crimes e discurso de ódio? Que impacto tem a desinformação na democracia? A que politização da imigração se assiste em Portugal?

As questões interpelam-nos enquanto percorremos o programa da Conferência “Democracia, Desinformação e Imigração”, que acontece amanhã, 30, no Palácio Cabral, em Lisboa, das 10h às 17h.

A iniciativa é promovida pela Casa do Brasil de Lisboa e prevê a participação, na sessão de abertura, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

Segue-se às 10h30, um debate sobre “Discurso de ódio e imigração em Portugal”, moderado por Ellen Theodoro, da Casa do Brasil, e com a presença da fundadora do Afrolink, Paula Cardoso, do antropólogo Pedro Almeida, e da escritora e guionista Freda Paranhos.

A partir das 11h45 a conversa debruça-se sobre a “Politização da imigração em Portugal”, tema moderado por Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil, e discutido por João Carvalho do CIES-ISCTE, e Geiziely Fernandes, assessora na Câmara Municipal de Lisboa. 

Após uma pausa para almoço, a conferência prossegue às 14h com a discussão “Eliminação dos crimes de ódio e do discurso do ódio”, moderada por Samara Azevedo, performer multimédia e doutoranda em Belas-Artes. Juntam-se a esta mesa Bàbá Pedro Barbosa, produtor cultural, jornalista e pesquisador das religiões africanas e Tatiana Figueiredo e Filipe Marques, Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Finalmente, o último painel do dia inicia às 15h30, e incide sobre “O impacto da desinformação na democracia”. Com moderação de Ana Paula Costa, IPRI e Casa do Brasil de Lisboa, o debate contará com a historiadora e política Joacine Katar Moreira, Nuno Viega, do projecto editorial Fumaça, e a jornalista Giuliana Miranda. 

Os trabalhos encerram as 17h, e podem ser acompanhados de forma gratuita, mediante inscrição.

Este é o link para o fazerem