Consulta pública do Plano Nacional de Combate ao Racismo termina amanhã

O prazo de consulta pública do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação termina amanhã, 10 de Maio. As propostas apresentadas, para o período 2021-2025, assentam em quatro princípios e têm 10 eixos de intervenção. Recordamos o que está sobre a mesa, e apelamos ao contributo de todos.

por Afrolink

Que medidas devemos adoptar nos próximos cinco anos, em Portugal, para combater o racismo e a discriminação? Até amanhã, 10 de Maio, e com um máximo de 32 mil caracteres de escrita, temos a oportunidade de contribuir, recorrendo a esta morada.

Como ponto de partida da nossa reflexão temos as propostas apresentadas no Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação, documento que assenta em quatro princípios – incluindo a desconstrução de estereótipos e a interseccionalidade – e tem 10 eixos de intervenção:

  1. Governação, informação e conhecimento para uma sociedade não discriminatória
  2. Educação e Cultura
  3. Ensino Superior
  4. Trabalho e Emprego
  5. Habitação
  6. Saúde e Acção Social
  7. Justiça, Segurança e Direitos
  8. Participação e Representação
  9. Desporto
  10. Meios de Comunicação e o Digital

Em cada uma dessas áreas, estão elencadas propostas de mudança, como a adopção de práticas de recrutamento inclusivo e quotas para acesso ao ensino superior de alunos integrados nos territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

Todas as recomendações propostas pelo grupo de trabalho podem ser consultadas a partir deste link. Um ponto de abertura à mudança!