O papel dos media negros para
a construção de novas narrativas

Vanessa Sanches é co-fundadora da magazine lusófona Bantumen; Juliana da Penha, fundadora do Migrant Women Press; e José Rui Rosário, músico e criador d’ O Lado Negro da Força. Juntos vão reflectir sobre “O papel dos media negros para a construção de novas narrativas”, em mais uma conversa Black Excellence Talk Series, hoje conduzida pela host Paula Cardoso. Para ver poucos minutos depois das 21h30, na RTP África, com repetição no sábado, às 19h15.

por Afrolink

No mundo dos media, a presença negra assume, cada vez mais, a força de uma nova narrativa, que desconstrói estereótipos étnico-raciais demasiadas vezes reproduzidos de forma racista nos meios convencionais.

Os exemplos de representações preconceituosas de cidadãos africanos e afrodescendentes sucedem-se em vários títulos, e chegaram mesmo a produzir a ficção de um arrastão na praia de Carcavelos em 2005, na imprensa escrita, na rádio e na televisão.

Sem espaço nesse universo mediático mainstream, um número crescente de profissionais negros encontra no mundo virtual o seu lugar de fala.

São os casos dos convidados desta semana do Black Excellence Talk Series: Vanessa Sanches, cofundadora da magazine lusófona Bantumen; Juliana da Penha, fundadora do Migrant Women Press; e José Rui Rosário, músico e criador d’ O Lado Negro da Força.

Juntos vão ajudar-nos a reflectir sobre “O papel dos media negros para a construção de novas narrativas”, numa conversa conduzida pela host Paula Cardoso.

Para seguir esta terça-feira, poucos minutos depois das 21h30, na RTP África, com repetição no sábado, às 19h15.

Acompanhe o Black Excellence Talk Series