O plano que marca o Dia pela Eliminação da Discriminação Racial

Hoje assinala-se o Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, data que nos oferece mais uma oportunidade de reflexão e mobilização para a acção anti-racista, desde o ano passado reforçada com a aprovação do primeiro Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação. O documento, já aqui apresentado, vai estar em destaque esta tarde, no Centro Cultural de Belém, numa iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, em conjunto com a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. O programa tem início às 14h30, e vai incluir uma mesa-redonda sobre “Combate ao racismo em Portugal: agentes, políticas e estratégias”. Para seguir online.

por Afrolink

O Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação, aprovado no ano passado, marca o programa do Governo para este Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

O documento vai estar no centro de um encontro, esta tarde, no Centro Cultural de Belém, promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, em conjunto com a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial e a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

A cerimónia, dinamizada por Paula Cardoso, do Afrolink, contará com a intervenção da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na sessão de abertura, e será encerrada pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

A programação, com início às 14h30 e transmissão em directo nas redes sociais do Alto Comissariado para as Migrações, inclui um painel de discussão, subordinado ao tema “Combate ao racismo em Portugal: agentes, políticas e estratégias”.

Este será um momento moderado por Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos do IGOT-Universidade de Lisboa, e que contará com a participação de Anabela Rodrigues, do Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa; de Bruno Gonçalves, da Associação Letras Nómadas; de Jorge Vala, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; de Manuela Doutel Haghighi, da Microsoft e de Pedro Abrantes, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

O evento acolhe ainda a assinatura de um protocolo de cooperação, no quadro do combate ao racismo à discriminação, e termina com um momento musical, a cargo do quarteto de Diego El Gavi.

 

Tudo para seguir online