Os ofícios da mulher cabo-verdiana esculpidos e em exposição

O CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, inaugura hoje, 25, às 18h, a exposição “Mulher cabo-verdiana e seus ofícios”, do artista plástico Steve Espírito Santo, e com a presença especial da batukadera Nha Balila, uma das figuras mais populares de Cabo Verde. A mostra, organizada no âmbito das celebrações do Dia da Mulher Cabo-verdiana, a comemorar no próximo domingo, 27, reúne 30 peças esculpidas em materiais surpreendentes, como a palha de milho e a fibra de bananeira seca. Para conhecer de forma gratuita até 31 de Maio.

Artista plástico Steve Espírito Santo

Batukadera Nha Balila, uma das figuras mais populares de Cabo Verde

por Afrolink

Da observação quotidiana de Steve Espírito Santo, amadurecida ao longo de anos, nasceu a exposição “Mulher cabo-verdiana e seus ofícios”, que se inaugura hoje, 25, às 18h, no CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, com a presença do artista e da batukadera Nha Balila, personalidade lendária da cultura tradicional do arquipélago africano.

A mostra reúne 30 esculturas que, segundo a sinopse, “retratam actividades diárias, algumas já praticamente caídas em desuso, e que fazem parte do imaginário do artista”.

São os casos de “Mudjer ta ratxa lenha ku matxado” (Mulher a partir a lenha com o machado), “Mudjer ta laba marido pé” (Mulher a lavar os pés do marido) e “Mudjer ta cusia na fogon di pedra” (Mulher a cozinhar em fogão de pedra), a que se juntam ofícios ainda actuais e intemporais, como as esculturas “Mudjer ta da minino banho” (Mulher a dar banho à criança), “Mudjer ta bendi pexi” (Mulher a vender peixe) e “Mudjer rabidante” (mulher vendedeira).

Sempre muito atento ao papel que a mulher desempenha na sociedade cabo-verdiana, Steve Espírito Santo esculpe várias facetas do labor feminina, com recurso a materiais surpreendentes, como a palha de milho e a fibra de bananeira seca.

As criações do artista plástico cabo-verdiano, que nasceu e cresceu na ilha de Santiago, podem ser visitadas até 31 de Maio, de forma gratuita.

A exposição, adianta o CCCV, insere-se na programação Março Mês da Mulher que o centro e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal organizam anualmente, “mais concretamente no âmbito da celebração do Dia da Mulher Cabo-verdiana”, que se comemora no próximo domingo, 27.

Além do encontro com Steve Espírito Santo, a inauguração de “Mulher cabo-verdiana e seus ofícios” oferece-nos a oportunidade de conhecermos Nha Balila, que estará à conversa com o artista.

Apresentada como “mulher de múltiplas vivências”, somadas ao longo “dos seus magníficos 92 anos de idade”, a batukadera  cumpre com este evento “a primeira viagem ao estrangeiro, sob os cuidados e patrocínio da AMCDP – Associação das Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal”.

As visitas à exposição “Mulher cabo-verdiana e seus ofícios” estão abertas de segunda a sexta, das 10h às 17h

Morada: Rua de São Bento, nº 640 1250-222 Lisboa