Violência policial racista em debate amanhã, e Mercado Afrolink no domingo

O fim-de-semana está à porta e, com ele, vêm dois encontros imperdíveis: a estreia, amanhã, às 15h, do ciclo “Conversas por Fazer”, d’ O Lado Negro da Força, no Goethe – Instituto Alemão, em Lisboa; e, no domingo, das 12h às 19h, mais uma edição, do Mercado Afrolink, no espaço P.R.A.Ç.A., no Rato. Os dois eventos têm entrada livre. No caso da programação no Goethe a primeira conversa intitula-se “As lições da esquadra de Alfragide”, e tem como convidados o advogado José Semedo Fernandes e o artista Flávio Almada, ambos envolvidos no processo que se mediatizou como “Caso da Esquadra de Alfragide”. Neste arranque, que se estende até perto das 18h, O Lado Negro da Força apresenta também um momento de ‘Spoken Word’. Venham!

por Afrolink

Se o primeiro domingo de cada mês já entrou para o nosso calendário como dia de Mercado Afrolink, agora chegou o momento de reservarmos o primeiro sábado de cada mês para assistirmos ao ciclo “Conversas por Fazer”, d’ O Lado Negro da Força.

A estreia desta nova programação acontece amanhã, às 15h, no Goethe – Instituto Alemão, em Lisboa, com uma discussão sobre “As lições da Esquadra de Alfragide”.

O tema alude a acontecimentos de 5 de Fevereiro de 2015, data em que moradores do Bairro da Cova da Moura, na Amadora, foram alvo de mais uma intervenção violenta da polícia.

O “caso da Esquadra de Alfragide”, como ficou conhecido, suscitou uma forte mobilização colectiva, fundamental para desmontar a tese da “tentativa de invasão de esquadra”, e garantir a condenação de parte dos polícias. Mas até que ponto este desfecho inédito reflecte uma mudança no sistema, manchado pela impunidade da violência policial racista?

O debate segue com a presença de dois convidados directamente envolvidos no processo: o advogado José Semedo Fernandes – que integrou a equipa jurídica que representou os moradores agredidos –; e Flávio Almada, residente na Cova da Moura, e um dos alvos da brutalidade criminosa ocorrida na Esquadra de Alfragide.

Neste arranque d’ O Lado Negro da Força no Goethe está igualmente previsto um momento de ‘Spoken Word’, com Te Abi Piquêrs Té e Margarida Valença.

O programa estende-se até perto das 18h, e, a partir das 16h, contará com uma banca de snacks gerida por Vanessa das Neves, empreendedora da rede Afrolink, que, no domingo, realiza mais uma edição do seu Mercado.

Como vem sendo habitual, estaremos no espaço Dona Ajuda, no Rato,  das 12h às 19h, e connosco teremos uma oferta única de produtos e serviços, apresentada por empreendedores afroportugueses, africanos e afrodescendentes, com projectos nas mais variadas áreas de negócio.

A montra de artigos, que pretendemos expandir ao longo de 2023, inclui criações de arte, peças de vestuário exclusivas, confeccionadas com panos africanos, artigos de joalharia, produtos de beleza, bonecas de pano, livros e atracções gastronómicas.

A entrada no Goethe e no Rato é gratuita. Apareçam e divulguem!